Ministério do Comércio
Internacional

Angola marca presença no 15º Fórum AGOA

A 15ª edição do Fórum do Comércio e Cooperação Económica, denominado Fórum AGOA (Lei sobre Crescimento e Oportunidade de Desenvolvimento em África), teve lugar em Washington, Angola marcou presença com uma delegação chefiada pelo ministro do Comércio, Fiel Constantino.

O Fórum AGOA reúne anualmente ministros do Comércio de África, que com os seus homólogos americanos, discutem as melhores formas de um trabalho conjunto em prol da melhoria das relações de comércio e investimento entre os EUA e África.

Fiel Constantino afirmou na sua primeira intervenção, na primeira plenária, que o AGOA é um pilar incontornável para a relação de comércio entre os Estados Unidos da América e os países africanos elegíveis e tem contribuído para a mobilização de recursos por via do investimento privado e não só.

Face a actual situação do mercado internacional, o ministro do Comércio fez saber que, o Governo delineou uma estratégia que visa a diversificação da economia e das exportações, tendo sido identificados os principais produtos que poderão contribuir para a materialização desse pressuposto.

Trata-se do café, da madeira, produtos do mar, assim como dos minérios.

Entretanto, o ministro ressaltou que para Angola poder beneficiar das estratégias advindas das preferências do AGOA, é necessária assistência técnica com o objectivo de capacitar o sector privado angolano em matérias ligadas as barreiras não tarifárias existentes no mercado americano.