Ministério do Comércio
Economia

ACOM realiza seminário sobre negociação

O Projecto ACOM (Assistência Técnica de Apoio Institucional ao Ministério do Comércio), realizou de 7 a 28 de Setembro, um seminário de fortalecimento das capacidades da equipa de negociações de acordos comerciais internacionais, que contou com a participação de técnicos de vários ministérios.

Encerrou nesta quarta-feira, 28, o seminário de capacitação da equipa de negociações de acordos comerciais internacionais, realizado pelo ACOM, Assistência Técnica de Apoio Institucional ao Ministério do Comércio, do qual fizeram parte técnicos dos Ministérios do Comércio, do Ambiente, dos Transportes, das Finanças, da Indústria, das Relações Exteriores, da Agricultura, assim como técnicos do Secretariado Nacional da SADC e da AGT.

De acordo com a economista Diane Biet, esta é a missão número 1 do projecto ACOM e teve como objectivo geral, fortalecer os técnicos de negociações com ferramentas que lhes possibilitarão alcançar consenso técnico relativamente ao conteúdo da oferta que Angola irá fazer, para participar plenamente na zona de comércio livre da SADC.

Diane Biet disse que os negociadores estiveram em formação durante o mês todo de Setembro, e que os objectivos da formação foram ultrapassados. 

“Angola já possui negociadores bons e que estão comprometidos com as suas tarefas, tendo em conta a especificidade de cada uma delas”, afirmou a economista.

A economista, uma das responsáveis do seminário, fez saber também que o ACOM, pretende dar continuidade a esta actividade, sendo que o próximo seminário está previsto para 2017.

O projecto Assistência Técnica de Apoio Institucional ao Ministério do Comércio é um projecto financiado pela Comissão Europeia e tem mantido o compromisso de assistência técnica ao Ministério do Comércio.