Ministério do Comércio
Governo

Angola regista crescimento na exportação da madeira

Durante a colectiva de imprensa, o secretário de Estado fez saber sobre os volumes das exportações de madeira e os referidos países de destino, até Junho de 2017, com maior observância aos considerados “Países Top 10”.

“Neste período, Angola exportou 8 toneladas, cerca de 60 mil toneladas de madeira, num valor FOB (livre abordo) de 21.228,645.08 dólares americanos. No ano de 2016, Angola exportou 220.801,2 toneladas, num valor FOB de 35.162.298,66 dólares americanos”, informou Amadeu Nunes.

Quanto ao destino da madeira exportada, o responsável fez saber que fora os outros países, há a China, Vietnam, Portugal, Turquia, Emiratos Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Líbano, Índia, Reino Unido e a Namíbia, que fazem parte do top 10 dos países que recebem a madeira proveniente de Angola.

O secretário de Estado para as Florestas, André de Jesus Moda, informou que, segundo o inventário Florestal Nacional realizado com o apoio técnico da FAO, Angola possui uma superfície florestal avaliada em 69 milhões e 300 mil hectares, que representa 55,6% da superfície territórial, e reservas de madeira estimadas em 4,5 mil milhões de metros cúbicos de madeira comercial.

No âmbito da implementação do Plano de Medidas, a campanha florestal 2018 prevista para ter início a 1 de Maio, contará com um novo modelo de licenciamento baseado em contratos de concessão de exploração florestal, que vai conferir maior segurança jurídica, confiança aos agentes económicos e maior grau de controlo da fiscalização dos recursos florestais.

Fizeram igualmente parte do evento o secretário de Estado da Indústria, Ivan Magalhães do Prado, directores nacionais do Ministério da Agricultura e do Ministério do Comércio.